Veja o fato lamentável no futsal

Vejam o fato inusitado que ocorreu no Campeonato Estadual de Futsal do estado do Paraná, o jogo era valido pelas quartas de finais, a equipe de Umuarama vencia pelo placar de 2 x 1 a equipe adversária de Guarapuava. Nos minutos finais da partida a equipe de Guarapuava atacava com o goleiro linha, quando o goleiro perdeu a bola e em um contra-ataque a equipe de Umuarama marcaria o terceiro gol, daí então um diretor da equipe da cidade de Guarapuava invadiu a quadra e cortou a bola impedindo o gol. (veja o vídeo abaixo)





Já não bastasse este fato, no final do jogo o ônibus do Umuarama foi apedrejado na saída do ginásio com vidros quebrados e outros estragos.

Defesa – Por onde começar?

Venho até vocês para falar de Futsal defensivo. Existe uma cultura já instalada na qual a garotada hoje em dia não gosta de defender. Boa parte dos jogadores que estão aprendendo o futsal só sentem prazer em jogar no ataque. Essa é uma preocupação de muitos treinadores: como motivar os alunos a também gostarem de marcar no futsal?
 
Marcação Individual

Acredito que a grande sacada ao trabalhar o futsal defensivo na iniciação é começar com a marcação individual. O domínio da marcação individual é pré-requisito básico para que, mais adiante, o inciante possa realizar uma marcação por zona mais eficiente. Através dela as crianças e adolescentes poderão aprender da melhor maneira as habilidades técnicas defensivas básicas do jogo, ou seja, aprender a jogar no 1×1 (1 contra 1) com e sem bola, a atrapalhar passes e recepções dos adversários, a deslocar-se explorando a lateralidade e a profundidade, a colocar-se em linha de passe, a realizar bloqueios de corridas dos adversários e a manter o contato visual com a bola e com o seu respectivo adversário.
A marcação individual pode ser realizada de três formas:
 
* Quadra inteira
* Meia quadra
* Perto da área

Defesa agressiva, prazer em defender e superar limitações