FCVNV Indica :

Este Blog passou ser a minha referência como blog, com um conceito inovador e assuntos interessantes que nos leva a repensar a pratica do futsal.
O blog é coordenado pelo professor, Ziquinho (Frederico Falconi)



Click na imagem para acessar o site 


Medições da Quadra de Futsal a favor da Preparação Fisica

Este texto tem como objetivo ajudar nos trabalhos dos treinadores e dos preparadores físicos na hora de elaborar suas sessões de Treinamento em relação às diferentes distancias que podemos ter na quadra de futsal. Estas medições são especialmente aproveitadas quando não disponhamos de recursos topo-métricos individualizados, que podem nos dar dados sobre as distancias percorridas pelos jogadores durante a sessão de preparação física na quadra de futsal.

Facilitando a disposição de exercícios, dependendo das distancias que se estabelecem, para a realização de diferentes corridas que se perseguem na execução dos objetivos físicos programados independentemente do método de trabalho que se aplique e dos diferentes parâmetros de controle ( Volume, intensidade....) que se considera aplicar.

Vamos tomar como parâmetro uma quadra de medidas oficias como é mais comum para todos a quadra de (40m x 20m) assim prevista na REGRA 01


1- QUADRA DE JOGOque dispõe que a "quadra de jogo será um retângulo, tendo um comprimento minimo de 25 mtrs e máximo de 42 mtrs e a largura minima de 16 mtrs e maxima de 25mtrs",

5- PENALIDADE MÁXIMA
A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, será marcado o respectivo local para a cobrança da penalidade máxima.


6- TIRO LIVRE SEM BARREIRA
A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados retângulos de 10 (dez) por 8 (oito) centímetros, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira. 

Vamos apresentar uma serie de quadras onde se pode implementar diferentes medidas em relação a possíveis corridas que se desejam programar no exercício, tarefas ou simplesmente para estabelecimento de test de campo para controle da evolução do rendimento em qualquer qualidade, capacidade ou habilidade física.

MEDIDAS DA QUADRA DE FUTSAL


 Medidas Básicas: