Análise das Finalizações na Final do Mundial na Tailândia 2012. Brasil vs Espanha

Considerando as ações de finalização como objetivo principal da fase ofensiva do jogo, estas podem ser consideradas importantes indicadores do rendimento das equipes em jogos de futsal, responsáveis também pela classificação final nas competições. Assim, torna-se relevante discriminar os diversos aspectos técnico-táticos relacionados às situações de finalização, a fim de termos um levantamento mais detalhado sobre a forma como as equipes finalizaram  na final do Mundial de 2012.

"Esse processo de observação, obtenção e análise das ações presentes em jogos tem sido denominado, com frequência, por análise de jogo, bem como observação de jogo ou análise notacional (SOARES; GRECO, 2010)."

Muitas equipes esportivas utilizam esse processo por ser possível obter informações a respeito do aprimoramento da eficácia do atleta, além de permitir uma melhor compreensão da dinâmica de jogo e, desse modo, aperfeiçoar o desempenho individual e coletivo.
Neste contexto, considerando a importância da finalização em jogos de futsal, seus diversos aspectos técnico-táticos inerentes e sua possível influência no rendimento da equipe, justifica-se a utilização do processo de análise de jogo para verificar a participação das finalizações como um dos fatores de rendimento das equipes.
Baseando-se nas informações acima, o presente estudo consiste na análise notacional manual de ações ofensivas de finalização da Final da Copa do Mundo de Futsal FIFA de 2012, utilizando um campograma para anotá-las, assim como seus resultados.
O campograma é utilizado como uma representação gráfica de uma quadra ou espaço de jogo em tamanho reduzido, que divide a quadra em setores por meio de linhas imaginárias que podem ou não utilizar demarcações existentes como referências, para a realização de análises técnico-táticas.

Há diversos usos para os campogramas existentes, seja para observar áreas de atuação durante a partida, ou de ocorrência de determinadas ações nas regiões determinadas. As variáveis selecionadas são representadas graficamente no campograma, seja por notação computadorizada ou pela notação manual.

Para o estudo, foi utilizada a planilha de scout elaborada por Vilhena et al. (2005), que utiliza as próprias demarcações oficiais da quadra como referências para a formação dos setores imaginários onde as ações são assinaladas.
Além disso, foi proposta a divisão das metas dos goleiros com linhas imaginárias em dez setores de tamanho igual, a fim de determinar os setores onde as finalizações que se converteram em gols se mostraram mais freqüentes.

    As variáveis observadas foram:

1.    Setor de Finalização – é observado o local onde ocorre o ato de finalização em si. No presente estudo foi utilizado um campograma dividido em 10 possíveis zonas de finalização (Figura 1).


Figura 1. Campograma para demarcação da área de finalização


1.    Situação da Finalização – foi considerada a circunstância que permitiu a finalização à meta adversária