Introdução: O Jogo de Defesa

“Atacar como podemos e defender como os pumas”.

Este lema menciona a velocidade que os atletas devem imprimir na tentativa de recuperar a bola quando na situação de defesa.

Entretanto, penso que esta frase também propõe uma questão de atitude defensiva. Voracidade por querer recuperar a bola, e por não deixar nenhum espaço aberto. Luta para não deixar o adversário progredir a posições melhores de finalização. Enfim, a imagem do puma correndo nos campos representa tanto a força, a velocidade e a agilidade requeridas para a defesa, quanto uma perene atitude de atenção, determinação, luta e garra que este felino tem para atingir os seus objetivos.

Velocidade e Inteligência

Qual é o objetivo do Futsal?

Muitos já responderam à si mesmos: “Claro que é fazer gol!”. Ótimo quem pensou isso esta de parabéns, esse realmente é o objetivo do jogo, mas as vezes esquecemos que para alcançar esse objetivo existem umas regrinhas básicas a seguir, ainda mais nos tempos de hoje que o Futsal sofreu algumas mudanças e se torna cada vez mais veloz diminuindo o tempo de raciocínio do atleta.

Vence o jogo aquele time que sofrer menos e marcar mais gols certo? Mas essa é a incessante luta dos técnicos de qualquer categoria, seja ela iniciação, escolinhas ou até mesmo treinadores de seleção, pois os benditos dos jogadores sempre quererem ouvir o “pow” no fundo da gaveta. Para muitos é mais emocionante que defender uma bola, mas calma que isso tem cura.

Vocês mesmos podem comprovar pela enquete que esta sendo realizada no Blog, que a maioria acha que o time que tem mais chances de vencer é aquele que defende melhor. Esse é o primeiro objetivo do Futsal, ter uma defesa boa para então marcar gols. A defesa funciona muito bem quando se tem um jogador de base e um goleiro ativo que falam muito e sempre apontam a falha da defesa, logo chamando a atenção de seus companheiros para cobertura.

Uma defesa forte precisa de:

◦Bom preparo físico

◦Muita conversa sempre regida pelo homem da base e o goleiro

◦Cobertura rápida para o companheiro

◦Saber jogar com o goleiro

◦Ter tempo de combate para fazer a flutuação.

Uma defesa forte precisa ter um bom preparo físico para aguentar as coberturas de marcação. Lembre-se sempre que para dar combate é necessário visar a bola e analisar como o jogador bate se é canhoto, destro ou ambi-destro.

Agora que já sabemos o básico sobre defesa, podemos atacar.

Um ataque forte precisa de:

◦Paciência

◦Inteligência

◦Total sintonia entre os jogadores, principalmente os responsaveis para arma as jogadas

◦Ser objetivo e efetivo

◦Uma troca defensiva ao menos

O ataque tem 3 fases, momentos, tempos, ondas, enfim em cada região tem sua maneira de expressar o ataque. A primeira fase é o contra-ataque direto, onde o goleiro lança a bola ao jogador mais a frente, geralmente os alas ou pivôs. A segunda fase é o contra-ataque sustentado, onde o goleiro tem uma saída rápida com o jogador mais próximo a ele, geralmente os armadores e em poucos passes chegam ao gol adversário, essa segunda fase é a mais comum e eficiente em jogo. A terceira fase é a organização do ataque para trabalhar o jogo tático.

Lembrando que existem várias jogadas para serem feitas nesses ataques de 1ª e 2ª fase, cada time utiliza de acordo com o seu potencial de efetivação. Logo contrário a essas duas fases existe o retorno defensivo que também possui fundamento tático para neutralizar esses ataques. As vezes muitos times levam uma sacolada só em contra-ataque, por desconhecerem e não treinarem esses tipos de ataque de 1ª e 2ª fase e retorno defensivo.

Para marcar o gol é necessário entender como funciona a defesa adversária, todavia existe uma regra básica chamada inferioridade e superioridade numérica.

O objetivo do ataque antes de fazer o gol é fazer com que a defesa fique presa atras do pivô formando uma superioridade numérica ao ataque, isso é possível através da lógica que 1 jogador chame a atenção de 2 jogadores da defesa logo no decorrer ou no final desta manobra sobrará alguem livre para fazer o gol. Partindo do princípio de que o pivô é peça chave ao ataque, é necessário que ele esteja sempre antenado ao posicionamento do armador  da equipe, responsável em ditar onde será mais fácil abrir o buraco na defesa. Geralmente esse é o jogador que está em troca defensiva, pois enquanto o time defende ele conversa com o técnico sobre quais as melhores opções para o ataque, evitando assim aquelas cenas tristes em jogo que o técnico fica se esguelando fora de quadra para chamar atenção de um jogador.

Vale lembrar que isso não é regra, varia de equipe para equipe.

Os conceitos apresentados acima são o básico para se ter um time competitivo. Se uma equipe treinar muito bem e dominar esse básico, já estará apta à continuar nos próximos passos, uma vez que é comum à todos.