Introdução: O Jogo de Defesa

“Atacar como podemos e defender como os pumas”.

Este lema menciona a velocidade que os atletas devem imprimir na tentativa de recuperar a bola quando na situação de defesa.

Entretanto, penso que esta frase também propõe uma questão de atitude defensiva. Voracidade por querer recuperar a bola, e por não deixar nenhum espaço aberto. Luta para não deixar o adversário progredir a posições melhores de finalização. Enfim, a imagem do puma correndo nos campos representa tanto a força, a velocidade e a agilidade requeridas para a defesa, quanto uma perene atitude de atenção, determinação, luta e garra que este felino tem para atingir os seus objetivos.

E quais são os objetivos da defesa? Muitos diriam que é não tomar gol, esta deveria ser a grande razão de existir da defesa. Isso já foi assim:  o futsal era muito diferente, mais lento e cadenciado do que é atualmente, e as defesas tinham uma postura mais estática e objetivavam realmente “não tomar o gol”. O jogo, entretanto, mudou, está mais rápido, mas a visão do “objetivo único” sobre a função da defesa tem repercussões muito grandes até os dias de hoje nos meios do Futsal. Em primeiro lugar, o objetivo único de “não tomar gols” faz com que o treino defensivo, e a atuação neste momento do jogo sejam muito desmotivantes, até paralisantes, pois apregoa atitudes muito passivas para os defensores.

Esta desmotivação faz com que uma grande maioria só dê atenção, em seus treinos e atividades, ao ataque, pois este seria o momento de prazer no Futsal, deixando a ação defensiva postergada, delegada ao último plano na preparação das equipes, e na compreensão do jogo. Exatamente o inverso do que apregoa o lema  – que enfatiza que a defesa é o cerne do jogo, e o momento em que o empenho de todos deve ser máximo.

Defender é uma das partes do ciclo do jogo, esta eterna luta entre o ataque e a defesa, que tentam – de forma simultânea e contínua, em um pequeno espaço onde todos atuam – propor desequilíbrios constantes um ao outro. Quanto mais defendemos, mais exigimos do ataque, quanto melhor defendemos, mais chances temos de chegar ao ataque novamente, com chances reais de sempre estarmos dentro do jogo. Com toda esta importância, temos que ter clareza do que é a defesa, dos seus objetivos e princípios, para então vermos quais são as estratégias e sistemas mais indicados para cada situação do jogo, e para cada problema que o ataque nos proporcione.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito informativo, gostei do seu conceito para defesa, fundamental na atualidade para o bom desempenho no futsal. Danilo Mattos- prep. físico do Vasco da Gama

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Danilo, essa é a introdução, em 2010 preendo estar escrevendo mais sobre defesa !! Feliz Ano Novo e muito Sucesso para você !!!

    ResponderExcluir