Tipos de Fixação – A Fixação e suas Consequências Coletivas

A algum tempo fiz um curso com o Prof. Perdigão ( Técnico do Minas Tênis Clube) e lá ouvi o termo "fixação" no futsal, era uma palavra desconhecida para mim e me trouxe uma inquietação, pesquisando descobri que é um termo mais utilizado aos praticantes de Handebol, mas seu conceito se encaixa perfeitamente ao futsal. Esse artigo de hoje tem como objetivo tentar esclarecer o que vem a ser a Fixação.
O conceito de fixação é cabível não apenas aos jogos orientados pela defesa e ataque em zona, mas também em jogos com defesas mistas, por aproximação ou defesa individual.
Fixar nada mais é do que através de movimentações do jogador com bola, este chamar a atenção de seus marcadores, fixado-os às suas movimentações.
Ou seja, quando eu realizo uma fixação, na realidade estou fixando meu oponente (ou meus oponentes) a mim, de forma que ele se preocupe tanto comigo que minha equipe tenha benefícios táticos.
Dessa forma, como tudo no jogo de Futsal, uma ação individual do jogador com bola, poderá gerar ganhos coletivos para sua equipe.
Falaremos hoje sobre o conceito de fixação ímpar.
Esse nome, ‘fixação ímpar’ é o nome usualmente utilizado por grandes treinadores de Handebol, como mencionando anteriormente. O significado de fixação ímpar é fixar um marcador indireto (ou seja, que marcava outro companheiro) às ações do jogador que está com bola, gerando como resultado disso a liberdade para que o companheiro que era marcado por ele possa jogar e ter grandes chances de marcar gols ao receber a bola.
Ou seja, isso pode ser chamado também por treinadores e professores de ‘chamar a atenção do marcador indireto’, porém, acredito que conhecer como fixação ímpar facilita o processo de aprendizado.
Como conseqüência de uma fixação ímpar tem-se uma resposta do jogador que era marcado, mas que agora estará momentaneamente livre. Essa resposta deve obedecer à lógica do jogo de futsal. Ou seja, a resposta deve ser aquela que facilite ao jogador receber a bola em situação favorável de finalização a gol.
Abaixo, ilustro de maneira simplificada um jogo de 2 x 2+goleiro, no qual um atacante com bola realiza uma fixação ímpar.




Visualização de uma fixação ímpar
Veja as possibilidades de respostas que o jogador sem bola pode ter.



Possíveis respostas a uma fixação ímpar, mas qual é a mais adequada?
Observando as possibilidades, responda a enquete abaixo, antes de continuar a leitura.


Qual das respostas ilustradas anteriormente é a mais adequada?

Resposta 1 - Realizar uma trajetória reta

Resposta 2 - Realizar um cruzamento



Se pensarmos a lógica do jogo, que pode ser resumido em fazer mais gol do que sofrer, toda ação do jogador de futsal deve ser ter a bola e estar livre para marcar um gol.
Pensado dessa forma, ao realizar uma fixação ímpar, onde sobra um espaço livre para ser momentaneamente aproveitado pelo jogador que fica livre?
A partir dessa reflexão é que podemos entender qual é a melhor resposta a ser dada, pois somente ocupando um espaço livre no momento certo é que o jogador terá chances para vencer a defesa e finalizar num rápido jogo de 1 x goleiro.
Observando, portanto a consequência tática de uma fixação ímpar, pode-se concluir que o espaço que sobra é aquele do jogador que foi fixado, logo a melhor resposta para uma fixação ímpar é correr reto no espaço que sobra, como mostrou resposta 1, descrita abaixo:



Fixação ímpar - cumprir a lógica do jogo (buscar o espaço vazio para buscar o gol)
Outra consequência de uma fixação ímpar é o fato de que o jogador atacante que realizou essa fixação não terá como estratégia dominante buscar a finta, pois ele conseguiu, através de sua movimentação, deixar um companheiro momentaneamente desmarcado, logo, o jogador desmarcado, que responderá reto (resposta 1) é aquele com melhor chance de marcar um gol.
Tentar fintar depois de realizar uma fixação ímpar acaba sendo uma ação que não favorece a equipe, pois caso o atacante não tenha êxito em sua finta, recebendo, por exemplo, uma falta, a equipe perderá uma ótima chance de marcar um gol através da resposta do jogador sem bola.
Para finalizar, fica uma pergunta. Ao ouvir a palavra ‘ímpar’ o que você pensou?
Ou nos numerais ímpares e pares, ou no jogo de par ou ímpar, certo?
Isso nos traz uma dica importante. Se existe a fixação ímpar, qual pode ser outro tipo de fixação?
Tenho certeza que você já sabe a resposta!


Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário