Ensinando a progressão sem bola e ocupação dos espaços vazios

Neste texto darei alguns exemplos de atividades voltadas para a iniciação à modalidade, em uma sessão de treino/aula.

Sabemos que dependendo da idade essas atividades devem ser mais ou menos voltadas para o lúdico, com mais brincadeiras do que exercícios fechados.
Veja o video do Profº Wilton Santana 


O importante nas atividades são os objetivos que devem estar voltados ao aprendizado de aspectos da lógica do Futsal, como as infiltrações, a procura pelos “espaços vazios”, a procura individual e coletiva pela conquista do objetivo do jogo (gol), com a intenção de introduzir o jogo mais complexo, com mais jogadores.
Em um primeiro momento da aula, podemos utilizar de brincadeiras para o aquecimento e que tenha ações e lógica semelhantes para a introdução do assunto programado para o dia.
Abaixo segue uma aula aplicada para ensinar aos alunos de 8 a 10 anos (pode ser aplicado a turmas de 12 e 13 anos desde que sejam iniciantes) a receber a bola em progressão, visualizar os “espaços vazios”, a infiltração e a finalização ao gol.

Atividade 1: Travessia do Rio
Para esta atividade podemos usar a metade da quadra de voleibol (conforme figura 1).
Um ou dois alunos ficam ao centro do espaço e são os pegadores. Os demais alunos ficam todos do mesmo lado do “rio”.
Os alunos que estão no centro devem dizer uma dificuldade para a travessia, por exemplo: driblar a bola, correr em duplas de mãos dadas, correr e trocar passes sem deixar a bola cair ao chão.
Os alunos pegadores trocam de lugar com o colega se conseguir tocar com as duas mãos nos ombros sempre de frente com quem está tentando fazer a travessia. Ao pegar o colega, este ficará como pegador em seu lugar.

Figura 1. Travessia do Rio
Atividade 2: “Touchdown” adaptado
Demarcar os espaços como na figura 2 e dividir os alunos em duplas e a disputa é feita uma dupla contra a outra.
O objetivo do jogo é conseguir entrar no espaço adversário com a bola – não vale receber a bola dentro do espaço.
Neste jogo algumas regras podem ser colocadas a fim de que a infiltração e as ações tanto individuais quanto coletivas sejam valorizadas, tais como impedir o drible, dar mais ponto a dupla que conseguir fazer a infiltração com finta, ou sem ser tocado pela defesa.


Figura 2. Touchdown Adaptado
Atividade 3: Jogo de infiltração
O professor deve delimitar  2 linhas  criando um espaço entre as duas linhas na qual as ações de infiltração serão pontuadas.
A defesa deve posicionar antes dessa região para evitar que o ataque consiga entrar, não podendo entrar na área delimitada.
O ataque não pode fazer passe dentro dessa região, ou seja, o aluno tem que receber a bola antes da linha e entrar em posse da mesma.
Para cada infiltração é somado um ponto para a equipe que está atacando. Caso o aluno consiga fazer o gol soma-se mais um ponto à sua equipe. Para que ocorra o estímulo defensivo, cada bola roubada vale 1 ponto para a equipe defensora. Deve-se pensar num formato de rodízio entre ataque e defesa (por tempo, por tentativas e etc..)

Atividade 4: Jogo formal com adaptações
Fazer o jogo formal de Futsal, com as regras oficiais só que com o espaço de quadra e o número de jogadores reduzidos (2 contra 2,  3 contra).
Colocar pontuação diferente para as diferentes ações em função dos objetivos da aula: como o objetivo desta aula é a infiltração, colocar o gol dentro da área valendo 2 pontos e os demais valendo 1 ponto.
Ao final da aula fazer uma conversa relembrando o conteúdo explicado durante as atividades e ressaltando os acertos ocorridos.

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