Interação: QUAL FOI O ERRO DA DEFESA NESSA JOGADA ?

Caros colegas, procurando uma maior interação com vocês leitores, estou postando uma jogada de escanteio, onde uma defesa de 5x4 que estava em perfeita sincronia, acabou tomando um gol.

Agora pergunto a vocês !!! QUAL FOI O ERRO DA DEFESA NESSA JOGADA ? ( Lembre-se, a jogada na qual me refiro é no gol de escanteio).

Deixem seus comentários para sabermos qual a leitura de jogo de vocês nesse lance.

Abraços ....







Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Jogando para Aprender o Retorno Defensivo – Jogos para a Iniciação

Caros colegas, venho por meio deste artigo, descrever algumas etapas possíveis de serem construídas para a aplicação do conceito de retorno defensivo dentro de um modelo de jogo (ou seja, como uma cultura de equipe, que não depende de acertos táticos ou estratégicos, mas que está incorporada dentro das construções coletivas da equipe).

Ressalto a questão do modelo de jogo e da aprendizagem como algo cultural dentro da equipe, pois dentro do que venho lendo e estudando sobre a aplicação da inteligência tática dentro do ambiente de jogo, falar como a equipe deve fazer o retorno defensivo não basta, se esses conceitos não forem sistematizados dentro de um processo de ensino aprendizagem.

A fala na preleção: “quando perdermos a bola você marca essa, você abafa o goleiro e você volta para a defesa”, por exemplo, não basta para uma boa aplicação prática.

Logo, construir um modelo de jogo é necessário para que algumas referências de jogo estejam intrínsecas ao jogar coletivo.

Dessa forma, esse artigo será bastante ilustrativo, buscando descrever pedagogicamente uma sequência de jogos muito úteis para a construção do “jogar coletivo” dentro de um modelo de jogo da equipe, tendo como ênfase o retorno defensivo.