A equipe FCVNV Comunica !!!!



Olá, este espaço não vem com objetivo de dar “receitas” para o desenvolvimento do “FUTSAL perfeito”.
Este Blog trata-se de um espaço para que sejamos capazes de repensar a prática tradicional em detrimento de uma prática mais humana, preocupada com os diferentes contextos e realidades, experiência na modalidade, em fim… receitas não são capazes de fazer a modalidade e a qualidade do jogo de nossos alunos crescerem.
Peço a vocês que tentem compreender esse espaço dentro dessa realidade e não como um espaço que virá salvar sua vida como professor, trazendo receitas milagrosas, mas que poderá ajudá-lo a trancender a prática tradicional e dessa forma, ajudando a vida de nós professores realmente preocupados com uma prática corporal de qualidade.
Espero que compreenda...


Vagner Cardoso Teixeira



GAMA FILHO – Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos.

Público Alvo:
Profissionais que atuam em: secretarias de esportes, escolas públicas e particulares, clubes, secretarias e departamentos de esportes, instituições particulares – escolas de esportes, projetos sociais e programas esportivo-sócio-educativos.
O Brasil será o centro esportivo mundial nesta década, pois realizaremos em 2014 a Copa do Mundo de Futebol e em 2016 os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Observa-se hoje que a adesão ao Esporte cresce vertiginosamente, sendo assim, torna-se imprescindível dar ao Esporte um tratamento pedagógico.
A Universidade Gama Filho, ao criar o curso de Pós-graduação em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos quer transformar a atual realidade de ensino do esporte no Brasil e deixar um legado social relevante para o País com profissionais atualizados e capacitados com as novas tendências mundiais em Pedagogia do Esporte.
O curso conta com os mais renomados professores em Pedagogia do Esporte do Brasil, tais como:

Prof. Ms. Henrique Ferreira Barcelos,
Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino,
Prof. Dr. João Paulo Borin,
Prof. Dr. Pablo Juan Greco,
Prof. Dr. Rodrigo Aparecido Azevedo Leitão,
Prof. Ms. Rubens Venditti Junior,
Prof. Dr. Wilton Carlos de Santana, 
Prof. Dr. Charles Ricardo Lopes,
Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes,
Prof. Dr. Miguel de Arruda,
Prof. Dr. Irineu José Gorla e
Prof. Dr. Alcides José Scaglia.

Acesse aqui o link do curso e veja como se inscrever.

Explorando Pedagogicamente as Regras do Futsal – Um Estudo sobre a Quadra de Jogo

Quais são as regras do Futsal? Essa é a pergunta mais freqüente de muitos professores iniciantes na modalidade e às vezes, até mesmo, de professores experientes.
No entanto, buscar a simples explicação do que são as regras podem nos montar algumas armadilhas pedagógicas, pois podemos ficar presos às suas limitações impostas, e assim cairmos numa metodologia de ensino baseada nas regras e não no jogo, o que nos remete para o ensino única e exclusivamente do jogo de regras formais, mesmo num processo de iniciação.
Ora, mas não se faz necessário basearmos nas regras do jogo para podermos ensiná-lo? Claro que sim, porém, isso não pode limitar nossa ação pedagógica.
Então, trago um novo questionamento, que espero que venha a ser, a partir de agora, o questionamento a ser feito pelos professores de Futsal: como explorar as regras da modalidade dentro de minhas aulas?
Inicio, com este artigo que pretendo ser uma série de textos para discutir as regras e suas possibilidades para uma perspectiva pedagógica, iniciando a discussão sobre a quadra de futsal.

RESPOSTA: Teste seus conhecimentos na Regra de Futsal 2011 ( Tiro Lateral)

Estamos divulgando o resultado da enquete INTERAÇÃO : Teste seus conhecimentos na Regra de Futsal 2011 ( Tiro Lateral), Mas podem continuar votando e qualquer esclarecimento deixe seu comentário !!

Até a presente data : 02/07/2011