Resolvi escrever um pouco sobre aquilo o que considero que, dentro do que estudo sobre Pedagogia do Esporte, deve ser compreendido como conteúdo de aprendizagem em categorias menores no Futsal (pré-mirim e mirim).
Características desta faixa etária quanto à compreensão do jogo:
Alunos com 10, 11 e 12 anos (em sua maioria) entendem que o jogo é centrado na bola, logo, a ideia de fazer gols e proteger seu alvo é secundária à intenção de ter a bola. Dessa forma, podemos entender que as crianças não jogam o Futsal em sua lógica cabal nesse período, mas sim um jogo de bola com os pés em que ter a bola é o objetivo primário.
Objetivos Gerais de Aprendizagem:
Desenvolver nos alunos a compreensão de que o Futsal é uma relação entre bola e os alvos do jogo, de forma que ter a bola é bom, mas deixá-la aproximar-se muito de seu gol não é o ideal, ao mesmo tempo em que tentar ter a bola o mais próximo do alvo adversário facilita que se atinja vantagem favorável no placar da partida.
- Gostar de ter a bola;
- Gostar de estar livre para receber a bola;
- Gostar de estar próximo ao seu companheiro quando estiver livre;
- Gostar da ajuda de seus companheiros;
- Aprender a buscar espaços vazios para receber a bola, estando em progressão ao gol adversário;
- Aprender a ultrapassar adversários quando estiver em posse de bola (princípio da finta, difícil de ser explorado intuitivamente pelo aluno)
- Ser objetivo com a bola – buscar o gol;
Princípios Defensivos a serem Ensinados:
- Tentar ter a bola a todo o momento;
- Proteger o alvo afastando a bola de perto dele;
- Em bolas paradas, não ficar próximo à bola, mas manter contato e proximidade com os adversários livres;
- Aprender que para ter a bola deve ao mesmo tempo proteger seu alvo (ficar entre a bola e seu gol);
- Ao perder a posse da bola, colocar-se rapidamente à frente de seu adversário mais próximo (deslocar-se para trás, ocupando o espaço que o adversário quer percorrer);
- Aprender a lidar com contato físico (entender que isto é normal no jogo de Futsal);
- Aprender a defender com o tronco à frente do adversário;
- Não estimular a violência na defesa, evitando faltas sem sentido tático (faltas quando jogadores deslocam-se para a linha de fundo, longe dos gols, ou mesmo quando o adversário ainda está muito longe do seu gol e não demonstra atitudes perigosas)
Aspectos Técnico-Táticos Ofensivos a serem Explorados:
- Ocupar espaços vazios sem bola;
- Ocupar espaços vazios em progressão sem bola (às costas e à frente do marcador);
- Aprender a parar rapidamente sua trajetória sem bola caso receba a bola e tenha um adversário estiver à sua frente (fixação);
- Fintar se o espaço vazio for ocupado pelo adversário;
- Finalizar estando em progressão ao alvo corrigindo o corpo sempre em direção ao gol;
- Aprender a arriscar na finalização.
Aspectos Técnico-Táticos Defensivos a serem Explorados:
- Equilibrar-se com seu adversário (colocar-se sempre entre o adversário e gol, com e sem bola);
- Antecipar passes, controlando seu adversário (procurar a bola, mas manter contato físico com o adversário);
- Aprender a alinhar seu tronco ao do adversário quando este tentar ultrapassá-lo com bola (evitar agarrões );
- Aprender a recuar o mais rápido possível em direção ao espaço desejado pelo adversário com bola, caso o adversário o ultrapasse (evitar empurrões laterais e pelas costas);
- Quando em contato com o adversário, buscar sempre a bola;
- Aprender a não fazer faltas quando a bola estiver longe de seu alvo, pois a falta desnecessária beneficia o atacante.
Conclusões:
Trata-se de bastante conteúdo não? Utilizando-se desses conteúdos durante suas aulas, no entanto, é necessário que haja coerência pedagógica quando se trata do momento competitivo, ou seja, da preparação para o jogo.
Se observarmos tais princípios e aspectos táticos elencados, qual tipo de estratégia defensiva deverá orientar sua equipe? Qual estratégia ofensiva deverá ser utilizada nas partidas?
Se considerarmos que os alunos encontram-se ainda em fase de transição de um jogo de bolas com os pés para o Futsal propriamente dito (pois dentre os principais objetivos de ensino está compreender que o Futsal tem dois gols, um atacar e um a defender e que ter a bola só é bom quando se entende que se deve afastá-la de seu alvo e aproximá-la do alvo adversário), de nada adianta ensinar estes aspectos supracitados e empregar ações padronizada (que não respeita a principal característica dos alunos, que é querer a bola – para eles, ainda o principal referencial do jogo) – pois o jogador não saberá entender esta disposição tática, uma vez que por querer a bola a todo instante, ele terá um grande conflito por ter que ficar esperando a bola passar de pé em pé até chegar nele.
Deve-se jogar prioritariamente com defesas individualizadas (que podem até não dar os melhores resultados inicialmente, mas que trarão a seus alunos, com maior precocidade a compreensão de que Futsal é um jogo em que se um jogador falhar defensivamente, toda equipe será prejudicada e que colocar-se entre o adversário e a baliza é uma ação taticamente inteligente, enquanto que o jogar de outra forma, esse conceito deixará de ser compreendido de forma inteligente).
Deve-se jogar, ofensivamente, sem referências zonais, mas sim tendo na busca de espaços vazios sem bola e em progressão ao alvo (quais quer que sejam os espaços), entendendo que aproximar-se do companheiro marcado, desmarcando-se é inicialmente a melhor forma de organizar o jogo.
Não venho aqui para dizer se isso é melhor do que aquilo, venho apenas apontar o que estudos aos quais tenho contato e costumo divulgar neste espaço acabam por indicar como uma forma adequada de ensinar Futsal na iniciação.
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