Ao referirmo-nos às dificuldades de fazermos dos Jogos uma solução de aprendizagem pertinente, colocamos duas questões metodológicas fundamentais que constituem problemas para os treinadores. Uma delas prende-se com a gestão das diversas variáveis da estrutura dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) que ensina e que através das quais os treinadores pode manipular determinados ênfases/objetivos a explorar no treino.
A perspectiva de Jogo que aqui pretendemos deixar, é uma visão lata que não se restringe apenas à de situação de Jogo Formal. Esta é apenas mais uma situação que se distingue das demais pelas suas
características de especificidade, relativamente à forma competitiva do JDC. Parece-nos possível ver no Jogo, como meio de treino que temos ao dispor, três formas pelas quais se podem adaptar à ideia que pretendemos utilizar: as Formas Jogadas, os Jogos Reduzidos e os Jogos Modificados.
As Formas Jogadas, são a transformação de exercícios com uma predominância mais técnica em situações onde o carácter lúdico é introduzido através da presença da competição, mediante um qualquer sistema de pontuações com a presença ou ausência de opositores reais. Os diversos tipos de estafetas ou os jogos de lançamento ou remates de precisão, assim como os jogos de passe, limitados temporalmente ou pontuando o número de ações conseguidas, são exemplos de formas jogadas.
Os chamados Jogos Reduzidos como o próprio nome indicia, constituem-se como simplificações da formalidade competitiva do Futsal, caracterizando-se essencialmente por formas de competição em que se reduz o número de jogadores e o espaço em que o jogo decorre. Desde o 1c1 ao 3c3, passando
pelas formas de superioridade do ataque (2c1, 3c2, etc...) ou da defesa (1c2, 2c3, etc...). Constituem-se como excelentes recursos didáticos que o treinador tem ao seu dispor, para poder ensinar e treinar objetivos de natureza técnico-táctica que defina.
Os Jogos Modificados são formas de organização do Jogo que visam ter uma incidência fundamentalmente tática. Estes podem estar relacionados com os Jogos Reduzidos, podendo mesmo em alguns casos não ser fácil a sua distinção. No entanto, os Jogos Modificados caracterizam-se pela
modificação/alteração de um conjunto de variáveis estruturais do jogo formal que permitem o treinador centrar-se sobre um determinado conteúdo eminentemente mais tático. Gimenez (2000) define 5 variáveis estruturais possíveis de orientar a modificação do jogo: o espaço, o tempo, a regra, a técnica e a táctica. Para simplificar fizemos um quadro de soluções possível de ser utilizado em treino, fazendo a necessária adaptação ao futsal.
Deixamos pois, uma adaptação da proposta apresentada por Gimenez (2000), que incorpora apenas três variáveis: espaço, o tempo, a regra (quadro 1).
VARIÁVEL
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MODIFICAÇÃO POSSÍVEL
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• Alterar a dimensão do terreno de jogo
• Alterar a dimensão, a forma ou o número de cestos ou balizas.
• Restringir áreas jogáveis (áreas onde não se pode finalizar, pisar, onde só se pode estar um tempo determinado, etc...)
• Incorporar zonas de finalização obrigatória (Ex: só lançar dentro da área restritiva no caso do Basquetebol, só rematar entre as linhas de 6 e 9 m no Handebol, etc...)
• Obrigar os jogadores a mudar de posições que ocupam durante o desenvolvimento do jogo
• Obrigar os jogadores a manter uma distância determinada uns dos outros e relativamente à bola etc...etc...
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TEMPO
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• Limitar o tempo para a realização de determinadas ações (Ex: tempo para finalizar, tempo de posse de bola, etc...).
• Limitar o tempo de permanência em determinadas áreas ou zonas (seja a permanências dos jogadores ou da bola)
• Determinar passividade se não se jogar a um determinado ritmo imposto.
• Acelerar/Desacelerar o ritmo do jogo perante condições definidas etc...etc...
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REGRA
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• Variar o sistema de pontuação (Ex: se a bola tocar a rede -1 ponto, se tocar o aro - 2 pontos, se entrar no cesto – 3 pontos; transferir o mesmo princípio para as várias zonas da baliza)
• Eliminar algumas regras que eventualmente ainda não sejam de compreensão definitiva
• Introduzir novas regras (proibir passes recíprocos, proibir passes para trás, obrigar a passar ao sexo contrário, estipular um número de passes entes de finalizar, etc...)
• Modificar o número, a forma, o tamanho ou a composição da bola (móvel).
• Determinar um número de contactos com a bola (móvel)
• Situações de condicionem o uso de determinadas ações (Ex: só é possível lançar na passada, só é possível rematar, em apoio, etc...)
• Variar o número de jogadores em situações
diferenciadas etc...etc...
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Quadro 1. Soluções para a possível criação de diferentes tipos de Jogo, com base na modificação de variáveis passíveis de sofrerem alterações ou modificações estruturais. A modificação de cada uma destas variáveis não pode deixar de ter em conta a natureza dos objetivos didáticos que à partida são definidos - adaptação da proposta metodológica apresentada por Gimenez (2000).
A proposta aqui apresentada, retira as variáveis Técnica e Tática avançadas contemplada no Quadro elaborado por Gimenez (2000). Muito simplesmente, porque entendemos que estes dois componentes referidos são o objetivo fundamental da modificação do jogo. Ao alterarmos o comportamento de qualquer uma das variáveis espaço, tempo ou regra (variáveis independentes), estamos inevitavelmente a influenciar o comportamento técnico-tático (variável dependente) da situação de jogo proposta. A possibilidade de modificação de cada uma das variáveis apresentadas não pode deixar de estar dependente dos objetivos anteriormente selecionados. Só com o devido transfer para cada um dos JDC face ao quadro de objetivos selecionados pelo treinador, é que se torna possível construir soluções didáticas com base no conjunto de ideias aqui deixadas. Como se pode verificar cada janela correspondente à modificação das variáveis apontadas termina de forma aberta (através da utilização de etc...). Pretendemos com isto dizer que estas são apenas algumas modificações que poderão ser generalizadas para o conjunto dos JDC. Muitas outras poderão existir (existem certamente) de acordo com o terreno específico de cada modalidade. Basta pensarmos um pouco e fazermos a respectiva adaptação.
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