1º SEMINÁRIO DE FUTSAL DO INTERIOR PAULISTA

O Instituto Social – desenvolvimento, ensino e pesquisa, juntamente com as Prefeituras Municipais de Tarumã e Palmital e a Autarquia Municipal de Esportes de Assis, trazem para o interior de São Paulo o 1º Seminário de Futsal, com intuito de difundir o esporte e possibilitar a capacitação específica de profissionais da área e afins.
O seminário será oferecido a educadores físicos, formados ou estudantes, para quem trabalha com o futsal em todos os níveis, da base ao alto nível, bem como aos amantes do esporte.
O evento deste ano será realizado na cidade de Tarumã/SP, com suas aulas práticas no CIEC – Centro Integrado de Educação e Cultura; e suas aulas práticas no Ginásio Municipal de Esportes de Tarumã – Ernesto Paitl.

Maiores Informações e Inscrições pelo site www.institutosocial.com.br
ü  PROGRAMAÇÃO

ALGUMAS SOLUÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE JOGO

Ao referirmo-nos às dificuldades de fazermos dos Jogos uma solução de aprendizagem  pertinente, colocamos duas questões metodológicas fundamentais que constituem problemas para os treinadores. Uma delas prende-se com a gestão das diversas variáveis da estrutura dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) que ensina e que através das quais os treinadores pode manipular determinados ênfases/objetivos a explorar no treino. 

A perspectiva de Jogo que aqui pretendemos deixar, é uma visão lata que não se restringe apenas à de situação de Jogo Formal. Esta é apenas mais uma situação que se distingue das demais pelas suas 
características de especificidade, relativamente à forma competitiva do JDC. Parece-nos possível ver no Jogo, como meio de treino que temos ao dispor, três formas pelas quais se podem adaptar à ideia que pretendemos utilizar: as Formas Jogadas, os Jogos Reduzidos e os Jogos Modificados.