A importância da análise do jogo


Análise de jogo no futsal
“nem tudo que é contado conta, como também nem tudo que conta é contado”

O sucesso no futsal se caracteriza pela mensuração dos resultados, que são produtos de um bom desempenho em quadra. Para os atletas atingirem grandes performance são necessários um conjunto de princípios bem desenvolvidos nos treinamentos. Os mesmos advindos da vertente física, técnica, tática e psicológica. Nesse âmbito quanto maior for a capacidade de antecipação de acontecimento melhores serão as perspectivas de sucesso (SILVA, 2006).

O futsal assim como o futebol se caracteriza por ser um jogo de opiniões, e muitos técnicos baseiam-se suas estratégias e suas decisões nas suas próprias idéias, por isso existe a AJ, para separar opiniões pessoais de fatos relevantes (HUGHES, 2005).

Tem-se no sistema de Analise de Jogo (AJ) um método de observação e registro de fatos relevantes do mesmo, fazendo que o processo de analise tenha fidedignidade e validade. O treinador e/ou analista desenvolve um ambiente condutivo de informação, propiciando um desenvolvimento de aprendizagem através duma qualidade de feedback que os atletas recebem diariamente. Esses dados devem ser objetivos, pontuais e de fácil compreensão, leitura e interpretação.

O treinador e/ou analista tem a responsabilidade de desenvolver o processo de AJ. Sendo o mesmo constituído pela observação de ações de jogo; armazenamento das observações; tratamento das observações; avaliação/valoração; análise e interpretação e no feedback aos atletas (como mostra o diagrama abaixo).

Diagrama das etapas do processo de analise de jogo:





De acordo com esse processo se torna possível sintetizar e entender o desempenho individual e coletivo da equipe, bem como e mais importante, preparar a mesma para a próxima partida.

As AJ pode se subdividir em qualitativas e quantitativas e diretas e indiretas. As qualitativas caracterizam-se em medição de performance expressa em números e qualificada por parâmetros estipulados pelo analista, exemplo: qualificar a zona ou período de tempo de ocorrência de fatos. Também pode ser expressada em imagens e fotos, exemplo: fotos digitais de jogadas, vídeo análise de adversário. Já na análise quantitativa consideram-se apenas as medições de performance expressadas em números, com ou sem tratamento estatístico. A forma direta de análise é realizada on-line, ou seja, presença do analista no local da coleta, exemplo: scouting de jogo. Já na forma indireta utilizam-se vídeos ou outros métodos que não sejam na hora do jogo.

Baseado no que foi coletado, armazenado, tratado, sintetizado, e em sistemas especiais de informação digital, aproveitamos essa síntese de resultados para aplicação no treinamento diário. Essas informações tornam-se variáveis de aprendizagem para os atletas e treinadores, bem como parâmetros de performance estabelecidos pela própria síntese de jogo.
Garcia (2000) defende que a melhoria do rendimento está em grande parte determinada pela qualidade do feedback oferecido aos jogadores depois de cada partida. O treinador em mãos dos dados leva aos atletas aquilo que for fundamental para o sucesso de suas ações, sempre de acordo com o seu modelo de jogo.
O atleta processa e aproveita aquilo que vai melhorar o seu desempenho, sempre levando em consideração que o mesmo somente aproveita aquilo que ele acha benéfico para si. Portanto, o analista e/ou treinador deve acreditar e vender sua análise com convicção e certeza do seu modelo de jogo a fim de convencimento dos atletas por ele dirigido.
Um simples, mais muito eficiente modelo de scout manual e Leitura de Jogo, vocês encontram no site " Pedagogia do futsal" do Prof. Wilton Santana.

3 comentários:

  1. Bons dias...
    O meu nome é Adão e recentemente e pelo 2 ano começei a treinar uma equipa femenina de futsal da qual nao sabiam dar um pontape na bola. hoje mais evoluidas queria pedir se me pode dizer arranjar ou enviar algo que eu as possa ajudar a evoluir o seu futsal pois tem dificuldade em xutar a baliza e transporte de bola... meu mail +é
    adao_cbt@hotmail.com Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde adão! querido pelo que posso entender o seu problema junto as suas atletas é de ordem técnica, e infelizmente não tem mais como admitir o tradicional apesar de sua dificuldade em avançar, primeiro temos que fazer a seguinte analise: o jogo é essencialmente tático, tática podemos exemplificar cognitivo um plano mental, já a técnica motor, como estamos discutindo que o jogo é por sua essência tática e que não se admite mais o tradicional, onde entra a técnica se o jogo precisa da mesma, ADÃO essa técnica é treinada em contexto do jogo ou seja: jogando, fazer com essas atletas em todo treino seja qual for o objetivo vivenciem no contexto, baseado nisso é inadmissível passes 1a1 2a2, chutes ao gol entre outros , tudo em seu contexto o jogo tem quer ser jogado na intenção da imprevisibilidade pois o mesmo é complexo e nesse entendimento podemos concluir que é altamente tático.
      seu adão te oriento baseado na sua necessidade usar joguinhos menores e adaptados sempre usando superioridade e inferioridade numérica pois o jogo em sua grande totalidade é causada pelas transições. use muito jogos colocando os coringas, e tem alguns pedagógicos que tende a ajudar no processo técnico e tático do jogo, princípio do instante seguinte: onde o jogador toca pra seu companheiro e não pode receber de volta obrigando que no próximo instante os outros 2 jogadores se movimentem para receber a bola essa atividade é ótima no entendimento tático.
      jogo dos 4 quadrados pegue uma fita crepe coloque no meio de uma baliza e a estique ate o meio da outra baliza, feito isso conte 2 quadrados em uma meia quadra e mais dois em outra assim teremos 4 quadrados, o jogo é o seguinte o atleta toca e vai pro quadrado seguinte não podendo ficar no mesmo quadrado, esse jogo é ótimo para ensinar a fazer movimentações.
      jogo sempre para frente esse consiste em jogar sempre a frente o atleta ao receber a bola tem que estar a frente da linha da bola nunca volta para traz a não ser quando for lateral,,tiro de canto,e recuar ao goleiro quando a regra assim permitir, esse jogo é excelente para treinar profundidade.
      bom ADÃO espero ter ajudado qualquer dúvida meu email juniorfutsalpetrolina@hotmail.com fone:0317488638167.

      att. PROFESSOR JUNIOR

      Excluir
  2. muito bom tam bem jogo futsal. é legal.

    ResponderExcluir