Jogo de Defesa III

No artigo anterior, discorri sobre os possiveis e diferentes objetivos do jogo de defesa.

Vejamos agora quais os princípios gerais do jogo de defesa, dentro de cada uma das três fases indicadas (retorno defensivo, defesa temporária e defesa organizada).

a)    Princípios da fase do retorno defensivo

- Atitude mental que conduza a uma grande vontade de realizar um rápido retorno à própria quadra, para proteger a baliza, sem nunca perder o contato visual com a bola e com todos os elementos do jogo, colegas e adversário;
-  Dificultar o contra-ataque adversário, tentando recuperar a bola;
- Pressionar o jogador em posse da bola, para impedir ou atrapalhar o contra-ataque, por meio de dissuasões, obstrução da visão (bloqueios) da quadra, ou mesmo conduzindo-o às laterais e zonas menos perigosas da quadra;
- Leitura do jogo para observar que a equipe não fique em inferioridade numérica durante o contra-ataque, em nenhuma região da quadra, especialmente naquela em que se encontra a bola.

b)   Princípios da fase da zona defensiva temporária

- Colaboração entre os defensores para evitar ou dificultar o acesso aos espaços vazios, isto é, que todos estejam conscientes da tarefa de proteger os espaços criados entre cada jogador;
- Clareza que o espaço entre dois é responsabilidade de ambos;
- Atividade e concentração perenes;
- Amplitude de ocupação de espaços;
- Observar a bola, se concentrando de tal forma que se evite a inferioridade numérica em qualquer lado da defesa, mas principalmente naquele em que a bola se encontra.

c)    Princípios da defesa posicionada ou organizada

- Proteger a área e consequentemente a baliza, por meio de bloqueios corporais e com os membros superiores e deslocamentos;
- Tentativa constante de recuperação da bola, por meio de interceptações, dissuasões, criação de falsos espaços (“fintas” de defesa) onde a recuperação possa ser rápida;
- Pressão ao portador da bola, sobretudo àquele que se dirige ao gol;
- Clareza que os espaços defensivos entre dois defensores são de responsabilidade de ambos, em qualquer sistema organizado nenhum jogador deverá ficar marcando isoladamente, o conceito de ajuda e responsabilidade mútua sobre os espaços deve sempre estar presente;
- A ativação e a concentração constantes na defesa são essenciais, e o seu contrário é punido por gols;
- Deve-se manter a visão constantemente na bola, sem, contudo perder a visão dos atacantes, sejam eles de responsabilidade direta ou indireta daquele defensor;
- Defensores nunca podem ficar em linhas verticais, isto é, nunca algum defensor pode estar atrás de outro. Devem tentar criar-se triângulos defensivos, nos quais o vértice é aquele que ataca a bola, e nas bases há dois colegas prontos para a ajuda mútua.

Sistemas defensivos

Os sistemas defensivos são formas que as equipes encontram de organizar a sua defesa na terceira fase do
jogo de defesa, isto é, no momento da defesa posicionada.

Desta forma, conforme os seus objetivos, porém respeitando os princípios que devem sempre ser muito bem esclarecidos , as equipes montam estratégias de jogo, que podem variar conforme o adversário atue e se modifique, ou mesmo de acordo com novos objetivos que ocorram no meio do jogo. Significa que é necessário se arriscar por estar precisando retomar a bola ao final da partida, ou, ao contrário, necessidade de se resguardar para não levar um gol decisivo.

É interessante notar que equipes de alto nível possuem pelo menos dois subsistemas defensivos bem treinados e prontos para serem usados e modificados conforme as situações de jogo os solicitem.
Os sistemas defensivos podem ser classificados em:

a)    Sistema de marcação individual – antigamente conhecido como “homem a homem'”. Como o próprio nome já menciona, propõe que cada jogador marque individualmente um correspondente adversário, em qualquer lugar designado.

b)    Sistemas de marcação por zona (ou região) da quadra – de forma oposta ao sistema individual, caracteriza-se por posicionar os jogadores em diferentes regiões da zona defensiva, responsabilizando cada um por uma destas regiões, as quais certamente se sobrepõem e possuem intersecções umas com as outras. O jogador, porém, se mantém atuando na sua zona, seja ela grande ou pequena. Há dois tipos de sistemas por zona, os sistemas por zona fechados(ou recuados) e os sistemas por zona abertos (ou avançados).

c)    Sistemas de marcação combinados ou mistos – combinam (misturam) algumas características da marcação individual, com outras dos sistemas por zona, ou seja, enquanto alguns defensores atuam como marcadores individuais, outros marcam em suas zonas.

Vejamos agora como atuam e quais são os sistemas compreendidos em cada uma destas categorias:

O sistema de marcação individual pode ser realizado na quadra toda (o que é um desgaste muito grande), na meia quadra de defesa, ou mesmo em espaços mais reduzidos, como até os 15 metros da baliza. É muito utilizado e recomendado nos processos de iniciação ao Futsal, com crianças de 8 a 12 anos, pois é um jeito de ensinar todas as atitudes importantes e os princípios defensivos fundamentais. Além disso, o jogador também aprende a ter determinação, vontade de defender, retomar a posse de bola, dissuadir, interceptar e ajudar o companheiro que foi ultrapassado.

A marcação individual também faz com que os atletas não fiquem parados em uma zona defensiva, como muitas vezes os iniciantes fazem, praticamente sem nenhuma ação durante muito tempo. A concepção deste sistema obriga os jogadores a se deslocarem constantemente, provocando um aumento inclusive das demandas energéticas sobre o sistema aeróbio – é um treino intervalado bem intenso. Assim, ao lado de toda a carga perceptiva que este sistema trabalha, ele é um bom treinamento cardiorrespiratório.

No entanto, engana-se quem pensa que o sistema individual é somente utilizado na iniciação. Muitas vezes uma equipe, ao final do jogo, nos últimos cinco minutos, por exemplo, está perdendo por uma diferença de quatro ou cinco gols, e se arrisca na marcação individual, para surpreender os jogadores adversários e recuperar rapidamente a bola, partindo para o gol e diminuindo a diferença.

Contrariamente ao sistema individual, os sistemas por zona delineiam uma região em que cada jogador deve permanecer e realizar suas ações defensivas. Neste caso, a soma e a articulação de todas elas farão um bom sistema funcionar de acordo com seus objetivos.  Há basicamente dois tipos de sistemas por zona, ou subsistemas: os sistemas por zona fechados (também conhecido como recuados), e os por zona abertos, ou avançados.

Os sistemas conhecidos como “fechados” são aqueles que, em termos de profundidade da quadra, atuam de forma compacta, muito mais na amplitude da área do que saindo na direção do adversário, e assim não oferecem grandes espaços laterais entre os seus jogadores. Visualmente, eles são “fechados”, ou seja, se olharmos por cima deles, veremos que diminuem mais os espaços entre seus jogadores, pois a sua maior preocupação consiste em realmente fechar os espaços próximos à primeira linha defensiva

Qual sistemas é mais indicado? Em quais situações? Penso que a resposta a esta pergunta passa pelos objetivos e estratégias de jogo que cada treinador ou professor possui, e que ela sempre será modificada. Desta forma, vale analisar o que o sistema lhe oferece, quais os seus pontos fortes, e os fracos.

3 comentários:

  1. como faz para acessar os jogos que estao ao lado mencionados?

    ResponderExcluir
  2. Esses jogos, são da minha coleção, se você se interessar por algum Jogo, mande um email para mim, falando qual jogo você quer!!! vagnin@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vlw isso me ajudou PAKS!!

    ResponderExcluir