Educação: Divulgue essa Ideia !!!

Caros leitores! O post de hoje não está relacionado ao Futsal. É um manifesto em prol dos blogs  deste país. Se você acredita que a educação faz a diferença, continue lendo.

Um dos maiores desafios de um blog educativo ou pedagógico é com certeza a divulgação. Em termos percentuais, são pouquíssimas as pessoas que costumam divulgar conteúdo educativo. Só para dar uma ideia o post mais “famoso” do FCVNV: "As brincadeiras e os jogos no processo ensino–aprendizagem do futsal", que tem 103 vizualizações e nenhuma recomendação em Facebook ou Twitter.

Na minha opinião é tudo uma questão de entender a importância da indicação na internet. O que nem todo mundo sabe é que um link para um blog ou site é como se fosse um voto para o site indicado, esse voto faz com que o site melhore nas buscas no Google, Bing, Yahoo e etc. Criando assim um ciclo virtuoso.
O mesmo princípio vale para as mídias sociais. Não tem nada melhor para um site do que ter um retweet, um link compartilhado no Orkut ou uma recomendação no facebook. Isso faz a ideia se espalhar e aumenta a comunidade em torno do site. Pense nisso, depois de ler um post de um blog educativo, se gostou do que leu, divulgue! Isso incentiva o autor a produzir mais conteúdo de qualidade.

JOGOS PEDAGÓGICOS: Aprendendo a Defender em Zona Jogando

Hoje, discutiremos, aqui, estratégias aplicadas através de jogos para um momento que, dentro de um bom planejamento de ensino, sempre gera dúvidas e dificuldades de aprendizado: saber jogar defensivamente em zona.

De acordo com um artigo científico que considero trazer uma das maiores contribuições sobre as questões inerentes à inteligência aplicada nos jogos, João Batista Freire (2005) [clique aqui] destaca as diferenças entre “inteligência circunstancial” e “inteligência circunscrita”.

O professor João Batista Freire mostra que mesmo os alunos sabendo explicar as regras de um jogo de perseguição (nunca três) aplicado dentro de uma escola - jogo este vivido sobre duas variações de regra - quando houve uma alteração de regra sobre quem é o fugitivo e quem é o pegador, os alunos cometeram muitos erros aplicados. Isso mostra que a inteligência circunstancial (saber explicar as regras e suas alterações) não pode dar o suporte necessário para que a inteligência circunscrita (a aplicação das ações frente às regras do jogo) se manifestasse com o mesmo grau de acerto, trazendo como conclusão que não basta saber explicar ou verbalizar algo referente ao jogo, pois passa a ser determinante que para jogar bem haja a experiência prática do jogo, com seus constrangimentos realizando frente às decisões do jogador.

Destaco tudo isso pois, ao ensinar em defesa zonal, tendemos, muitas vezes, a explicar de forma “circunstancial” o que é defender em zona aos nossos alunos/atletas, conversando sobre as características, qualidades e fragilidades desse tipo de organização defensiva, exigindo, quase que imediatamente, que o aluno/atleta seja capaz de aplicar seu conceito integralmente na prática, tornando muito pobre o aprendizado ”circunscrito” dos conceitos aprendidos ”circunstancialmente”.

Ora, com base no artigo de Freire (2005), percebe-se que saber entender de forma circunstancial os conceitos da defesa em zona não garantirá, necessariamente, uma aplicação imediata e de forma significativamente correta de todos esses conceitos.