Educação: Divulgue essa Ideia !!!

Caros leitores! O post de hoje não está relacionado ao Futsal. É um manifesto em prol dos blogs  deste país. Se você acredita que a educação faz a diferença, continue lendo.

Um dos maiores desafios de um blog educativo ou pedagógico é com certeza a divulgação. Em termos percentuais, são pouquíssimas as pessoas que costumam divulgar conteúdo educativo. Só para dar uma ideia o post mais “famoso” do FCVNV: "As brincadeiras e os jogos no processo ensino–aprendizagem do futsal", que tem 103 vizualizações e nenhuma recomendação em Facebook ou Twitter.

Na minha opinião é tudo uma questão de entender a importância da indicação na internet. O que nem todo mundo sabe é que um link para um blog ou site é como se fosse um voto para o site indicado, esse voto faz com que o site melhore nas buscas no Google, Bing, Yahoo e etc. Criando assim um ciclo virtuoso.
O mesmo princípio vale para as mídias sociais. Não tem nada melhor para um site do que ter um retweet, um link compartilhado no Orkut ou uma recomendação no facebook. Isso faz a ideia se espalhar e aumenta a comunidade em torno do site. Pense nisso, depois de ler um post de um blog educativo, se gostou do que leu, divulgue! Isso incentiva o autor a produzir mais conteúdo de qualidade.
Falta de interação entre Blogs Educativos
Outra coisa que falta entre os blogueiros da área de educação é estabelecer uma comunicação entre os blogs. É muito difícil obter um link espontâneo de um blogueiro da mesma área a não ser por troca de links, infelizmente.
Links são importantes, essa é a receita de sucesso da comunidade de blogs de humor e da área de tecnologia. Veja só o poder de sites como o Jovem Nerd (indicadíssimo), Treta, Sedentário, Contraditórium, Interney etc. São blogs de humor e assuntos diversos, se bem que no caso do Jovem Nerd tenho minhas dúvidas se ele não é um blog educativo disfarçado de blog de humor. Pois bem, o bacana é que eles estabelecem conversações entre os blogs e se linkam. A comunidade inteira ganha com isso.
Como diz o meu pai, conhecimento não ocupa espaço, quanto mais conhecimento melhor. O fato de uma pessoa acompanhar o Blog do Danilo Martins, o Blog do Ferretti, o Futsal na rede ou o Cidade do Futebol de salão não quer dizer que vai parar de ler o FCVNV. Quem gosta de noticias do nosso futsal pode acompanhar o Futsal na Rede, quem quer saber do dia a dia ou as ideias de um treinador de alto nivel  pode lê as ótimas dicas do Ferretti ou do Danilo Martins. Temos que divulgar nosso amado esporte.!!!


Gostaria de convocar os blogueiros para escrever sobre a divulgação de blogs. Espero que a iniciativa gere frutos e que isso possa ser o início de um movimento para tornar os blogs mais relevantes na internet brasileira.

2 comentários:

  1. bacana seu blog mas o texto esta em letra branca , ai fica dificil ler , abracos

    ResponderExcluir
  2. Ola "Direção do Blog", entro no post em varios computadores diferentes, e aparece as letras normalmente .. estarei tentando resolver esse problema.. Obrigado !!!

    Visite sempre !!

    ResponderExcluir