Medições da Quadra de Futsal a favor da Preparação Fisica

Este texto tem como objetivo ajudar nos trabalhos dos treinadores e dos preparadores físicos na hora de elaborar suas sessões de Treinamento em relação às diferentes distancias que podemos ter na quadra de futsal. Estas medições são especialmente aproveitadas quando não disponhamos de recursos topo-métricos individualizados, que podem nos dar dados sobre as distancias percorridas pelos jogadores durante a sessão de preparação física na quadra de futsal.

Facilitando a disposição de exercícios, dependendo das distancias que se estabelecem, para a realização de diferentes corridas que se perseguem na execução dos objetivos físicos programados independentemente do método de trabalho que se aplique e dos diferentes parâmetros de controle ( Volume, intensidade....) que se considera aplicar.

Vamos tomar como parâmetro uma quadra de medidas oficias como é mais comum para todos a quadra de (40m x 20m) assim prevista na REGRA 01


1- QUADRA DE JOGOque dispõe que a "quadra de jogo será um retângulo, tendo um comprimento minimo de 25 mtrs e máximo de 42 mtrs e a largura minima de 16 mtrs e maxima de 25mtrs",

5- PENALIDADE MÁXIMA
A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, será marcado o respectivo local para a cobrança da penalidade máxima.


6- TIRO LIVRE SEM BARREIRA
A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados retângulos de 10 (dez) por 8 (oito) centímetros, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira. 

Vamos apresentar uma serie de quadras onde se pode implementar diferentes medidas em relação a possíveis corridas que se desejam programar no exercício, tarefas ou simplesmente para estabelecimento de test de campo para controle da evolução do rendimento em qualquer qualidade, capacidade ou habilidade física.

MEDIDAS DA QUADRA DE FUTSAL


 Medidas Básicas: 




Medidas Diagonais: 

Pista de 100 mtrs: Para uma corrida de 100 mtrs Indicado para o trabalhar o método contínuos aplicados para o desenvolvimento da resistência. Igualmente para a adaptação do test de rendimento aeróbico.



DISTÂNCIAS E CORRIDAS APLICADAS PARA DISTINTOS TIPOS DE TREINAMENTO FÍSICO


1. Corrida sobre uma distância de 70 mtrs: Indicado para o trabalho do metabolismo anaeróbio aláctico, capacidade de aceleração, mudança de direção e sentido.

2. Corrida sobre uma distancia de 80 mtrs: Indicado para o trabalho do metabolismo anaeróbio aláctico, capacidade de aceleração, mudança de direção e ritmo.

3.Corrida sobre uma distancia de 105 mtrs: Indicado para o trabalho do metabolismo anaeróbio aláctico, velocidade máxima, mudanças de ritmo.
Este tipo de corrida por dispor das diagonais largas, pode-se aplicar para outro tipo de objetivos físicos no âmbito da resistência mista especial e aeróbica-anaeróbica, sempre e quando se alternam os esforços mais intensos com fases moderadas na mesma corrida.

4. Corrida sobre uma distancia de 110 mtrs: Indicado para o trabalho da potencia láctica , resistência capacidade de aceleração, mudança de direção e ritmo.

5. Corrida sobre uma distancia de 120 mtrs: Indicado para o treinamento da potencia láctica, resistência a capacidade de aceleração e velocidade máximo. Também pode sr utilizado para a via mista aeróbica-anaeróbica, mediante a aplicação de métodos intervalados ou ritmos de corridas.


6. Corrida sobre uma distancia de 130 mtrs: Indicado para o trabalho da potencia e capacidade láctica , mudança de direção, ritmo e sentido.


7- Corrida sobre uma distancia de 150 mtrs: Indicado para o trabalho da potencia e capacidade láctica , mudança de direção, ritmo e sentido, resistência a capacidade de aceleração.



8- Corrida sobre uma distancia de 170 mtrs: Indicado para o trabalho da potencia aeróbica e capacidade láctica , dependendo do sistema de series, repetições e recuperações que se apliquem, assim como a intensidade. Também pode ser adaptado para a realização de FARTLEK, mantendo volumes elevados de esforços.


9- Corrida sobre uma distancia de 285 mtrs: Indicado para o trabalho da potencia aeróbica e capacidade aeróbica , dependendo do volume e da intensidade que se aplique.



As indicações que mostramos são meramente para orientar o trabalho dos profissionais, atendendo  as distancias e intensidades dos esforços que podem se manifestar nas varias atividades.







8 comentários:

  1. muito interessante utilizar as medidas da quadra para preparação física, assim saindo daqueles mesmos exercícios...

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho.
    Só me permita uma sugestão: a unidade de medida metro não admite a abreviatura Mtrs ou mtrs mas simplesmente m (exemplos: 40 m, 1 m).

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom cara você deve ter se esforçado muito para fazer isso. Como o comentarista acima de mim já disse a abreviatura de metros não é "Mtrs", mas sim "m". Olha sabe oque eu realmente gostaria de saber é qual o nome das linhas da quadra.

    ResponderExcluir
  4. cara...isso eh chato mais eh bom de demais ajudou no meu trabalhode fisica!bjs!ah...é nota dez pra vc!♥

    ResponderExcluir
  5. eu quero saber os nomes das linhas da quadra de futsal.

    ResponderExcluir