O conceito de linha da bola e a leitura de um sistema defensivo

O conceito de linha da bola é universal em relação a modalidades esportivas coletivas que se apóiam na idéia de invasão. Dessa forma, faz parte de um emaranhado conceitual ligado aos Princípios Operacionais dos esportes coletivos de Claude Bayer (1994).
Linha da bola é uma linha imaginária paralela à linha de fundo, definida pela posição da bola no campo de jogo. É uma reta traçada de uma lateral à outra do campo, passando por cima da bola, a qual delimita o campo de ação da defesa na intenção de impedir a aproximação e finalização do ataque à meta.

Quanto maior é o número de jogadores de defesa atrás da linha da bola, ou seja, entre essa referência e a meta defendida, menor o espaço de ação dos atacantes, e, ainda, maior é a indução para um passe errado ou um passe para trás. Esse conceito em questão respeita os Princípios Operacionais de defesa de Claude Bayer, busca dificultar a progressão dos atacantes ao campo e a finalização à meta, facilitando o processo de retomada da posse de bola.
Veja na figura a seguir:

Note que a Linha da Bola é demarcada no ponto onde se encontra a bola naquele momento específico, ou seja, ela varia de acordo com sua movimentação. Observe também que os jogadores de marcação (vermelhos) posicionam-se sempre atrás dela, induzindo que o ataque não avance em seu campo e que o passe mais fácil seja o recuado (linha tracejada).

Porém, quando um marcador não a respeita, facilita a ação do ataque, visto que além de desocupar uma área entre a bola e a meta defendida, ainda induz não o passe para trás, mas sim, o passe em direção ao gol (linha tracejada)

Quanto mais jogadores uma equipe posicionar atrás da linha da bola, maior é a compactação defensiva, e maior é a possibilidade de indução de passes errados ou recuados por parte do ataque.

Como já mencionado, em modalidades disputadas em espaços menores, como o nosso futsal, além de ser mais fácil visualizar essa ação defensiva, é possível que todos os jogadores da equipe que defende possam se postar atrás da referência mencionada, visto que o contra-ataque é facilitado, assim como a proximidade da meta a ser atacada após a retomada da posse de bola.
Normalmente, os atacantes da equipe que marca se posicionam atrás da linha da bola quando a mesma se encontra próxima à meta defendida pela equipe que detém a posse de bola, efetuando a marcação até próximo à metade da quadra, quando perdem a linha da bola. Esse conceito parece óbvio, mas nem sempre é usado. Uma situação comum no futsal é a do jogador que assiste o seu time ser atacado, marcando um adversário que não se encontre entre a bola e o gol defendido. Ou seja, respeitando o princípio de marcação individual, porém esquecendo de proteger seu campo e dificultar o avanço do ataque.

Outra questão pertinente é que de acordo com o número de jogadores que se encontram atrás da linha da bola durante o jogo, pode-se analisar qual é a postura defensiva da equipe. Se ela pretende jogar mais recuada, é natural que posicione a maioria de seus jogadores atrás da linha da bola, visando dificultar a ação adversária próxima à sua meta e deixando livre um espaço para contra-atacar. Se a equipe que defende posiciona poucos jogadores atrás da linha da bola, tem-se uma situação de jogo mais aberto, na qual existe uma maior possibilidade de chutes contra a sua própria meta, porém, tem-se um maior número de jogadores prontos para o contra-ataque. É mais arriscado e exige um melhor trabalho de fixos e goleiros, visto a maior possibilidade de encontros diretos com atacantes com a posse da bola.

Compreender o conceito e aplicação da idéia de Linha de bola se faz um fator importante na armação de um sistema defensivo e também uma ferramenta na leitura da proposta de jogo do time adversário. A compreensão desse conceito facilita a observação e adaptação da equipe ao sistema defensivo da equipe oposta.

Como é um conceito utilizado principalmente em locais específicos do campo de jogo, pode ser ensinado/treinado a partir da utilização de jogos reduzidos, que limitam a ação dos atacantes e favorecem que todos os atletas vivenciem encontrar e posicionar-se atrás da linha da bola.
O treinamento em locais diferentes, e muitas vezes com a utilização de jogos com bola na mão, facilita esse aprendizado. No futsal, de forma mais específica, de acordo com a situação de jogo, se faz mais ou menos vantajosa o posicionamento de muitos jogadores atrás da linha da bola. Visto que em momentos de extrema necessidade de busca de retomada rápida da posse de bola, uma postura defensiva mais arriscada, com os defensores perdendo a linha da bola, pode ser utilizada, embora pouco indicada.
Por outro lado, em momentos em que a contenção do jogo e manutenção do resultado sejam o objetivo, o posicionamento de um maior número possível de atletas atrás dessa referência pode ser de grande valia.

Um comentário: