Futsal também se aprende assistindo!

Em minha formação universitária houve uma disciplina que fiz na Faculdade de Educação que destacou a importância da aprendizagem vicária (pela visão) como um processo pedagógico, pois alunos buscam sempre referências que exemplifiquem e mostrem possibilidades de atitude, ações técnicas integradas com a tomada de decisão, para que possa significá-los e transferir aquilo o que foi significado para o momento da aula.
Essa possibilidade pedagógica, no entanto, por muito tempo foi interpretada como a necessidade do professor ser um bom praticante da modalidade, para que através de seus exemplos os alunos pudessem copiá-lo e assim aprenderem a jogar.
Isso trouxe consigo dois problemas sérios:

(1) somente o professor ex-jogador é quem seria capaz de desenvolver boas aulas, pois ele seria o exemplo mais adequado a ser seguido pelos alunos, fazendo prevalecer a crença de que quem não jogou aquela determinada modalidade não saberia ensiná-la;

(2) sendo o professor um ex-jogador, as aulas tornavam-se um ambiente de treinamento e especialização – em plena fase de iniciação esportiva – sendo que o aluno aprenderia a copiar o gesto técnico demonstrado pelo professor, executando-o em atividades tecnicistas e isoladas.


Ora, a aprendizagem visual possibilita avançar o tempo da aula para além do espaço da aula. Trata-se de um recurso que extrapola o ambiente de aprendizagem propriamente dito. Assistir um jogo de Futsal pela TV, por exemplo, torna-se uma extensão da aula além do ambiente formal, possibilitando ao aluno significar o jogo a partir de suas perspectivas pessoais, adquirir um lastro cognitivo sobre o planejamento de ações no jogo que posteriormente podem ser testadas no ambiente de aula.
(Alunos da Equipe Dura-lex/ Oeste Paulista de Futsal do Professor Augusto Rena)

O futebol pode ser meu maior exemplo, quantos meninos e meninas não tentam transferir para a “pelada de rua” ou para as aulas nas escolinhas de futebol atitudes assistidas em jogos pela televisão. Quantos não tentarão hoje no momento do seu futebol diário fazer um gol de letra e sair gritando - Gooooollll do Ronaldo!!! (O jogador de futebol Ronaldo (fenomeno) marcou um belo gol no jogo Corinthians 3 x 1 Santos pelo Campeonato Paulista de Futebol, na 1ª final, dia 26/04).

Dessa forma, podemos aproveitar o ambiente de aula para explorar mais do que gestos técnicos e ações determinadas, podemos nesses espaços aproveitar a chance proporcionar aos nossos alunos a encontrarem o momento adequado para transferir aquilo que foi vivido quando assistido um jogo - afirmo que tenha sido vivido, pois assistir a um jogo, significar aquela ou essa ação e antes de ir dormir ficar imaginando a realização daquela ação, daquele passe, daquela finta na hora da aula não significa vivenciar?

Visto a importância que a aprendizagem visual tem como complemento para a aula prática, fica então a dúvida: no caso do futsal, como possibilitar que nossos alunos assistam aos jogos, vejam partidas de bom nível sendo que a TV aberta raramente nos “presenteia” com jogos televisionados?

"Aí entra em ação a criatividade e também a competência de nós, professores de futsal."

Verifique se em sua cidade existe alguma equipe que dispute Ligas e Campeonatos, aproxime-se dos organizadores dessa equipe e veja quando haverá jogos em sua cidade. Convide alunos, pais, responsáveis para assistir aos jogos. Caso eles aceitem o convite, garanto que será um dia bastante agradável para a família de seus alunos.

Quando um jogo for passar na TV, compre uma fita cassete ou um DVD virgem e grave esse jogo - pois sendo futsal, sabe-se lá quando haverá nova chance disso acontecer!

Acesse o youtube, procure por expressões como “futsal”, “futebol de salão”, “futsala” e deleite-se em ver ótimos vídeos que mostram o futsal, copie o endereço desses vídeos e passe para seus alunos.
Baixe esses vídeos do youtube e grave-os em formato que rodem em qualquer computador, copie o endereço do vídeo que aparece na barra do seu Explorer, acesse o site http://keepvid.com/ , cole o endereço no local e faça o download do vídeo. Depois baixe o FLV converter no site http://www.ripzor.com/flvconverter.html e converta o vídeo em AVI ou MPEG, grave-os em um CD e passe para seus alunos.

Registre jogos em sua cidade com sua câmera digital, através da opção de gravar vídeo – se não tiver câmera digital, peça emprestado e trate com carinho para que a pessoa te empreste mais e mais vezes que forem necessárias.

Esses recursos que, devem ser disponibilizados aos seus alunos, possibilitarão a eles o acesso ao jogo de futsal, fazendo-os conhecer mais a modalidade e com certeza enriquecendo o ambiente de aulas com novas atitudes por parte dos alunos, algo que com certeza acontecerá.

Também entre em contato com associação de bairros e moradores, escolas municipais e converse sobre a possibilidade de utilizar o espaço uma vez ao mês, por exemplo, para você mostrar seu acervo de vídeos para crianças locais, que sabe não aparece mais alguma que queira aprender mais sobre essa modalidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário