A equipe FCVNV Comunica !!!!



Olá, este espaço não vem com objetivo de dar “receitas” para o desenvolvimento do “FUTSAL perfeito”.
Este Blog trata-se de um espaço para que sejamos capazes de repensar a prática tradicional em detrimento de uma prática mais humana, preocupada com os diferentes contextos e realidades, experiência na modalidade, em fim… receitas não são capazes de fazer a modalidade e a qualidade do jogo de nossos alunos crescerem.
Peço a vocês que tentem compreender esse espaço dentro dessa realidade e não como um espaço que virá salvar sua vida como professor, trazendo receitas milagrosas, mas que poderá ajudá-lo a trancender a prática tradicional e dessa forma, ajudando a vida de nós professores realmente preocupados com uma prática corporal de qualidade.
Espero que compreenda...


Vagner Cardoso Teixeira



GAMA FILHO – Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos.

Público Alvo:
Profissionais que atuam em: secretarias de esportes, escolas públicas e particulares, clubes, secretarias e departamentos de esportes, instituições particulares – escolas de esportes, projetos sociais e programas esportivo-sócio-educativos.
O Brasil será o centro esportivo mundial nesta década, pois realizaremos em 2014 a Copa do Mundo de Futebol e em 2016 os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Observa-se hoje que a adesão ao Esporte cresce vertiginosamente, sendo assim, torna-se imprescindível dar ao Esporte um tratamento pedagógico.
A Universidade Gama Filho, ao criar o curso de Pós-graduação em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Desportivos Coletivos quer transformar a atual realidade de ensino do esporte no Brasil e deixar um legado social relevante para o País com profissionais atualizados e capacitados com as novas tendências mundiais em Pedagogia do Esporte.
O curso conta com os mais renomados professores em Pedagogia do Esporte do Brasil, tais como:

Prof. Ms. Henrique Ferreira Barcelos,
Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino,
Prof. Dr. João Paulo Borin,
Prof. Dr. Pablo Juan Greco,
Prof. Dr. Rodrigo Aparecido Azevedo Leitão,
Prof. Ms. Rubens Venditti Junior,
Prof. Dr. Wilton Carlos de Santana, 
Prof. Dr. Charles Ricardo Lopes,
Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes,
Prof. Dr. Miguel de Arruda,
Prof. Dr. Irineu José Gorla e
Prof. Dr. Alcides José Scaglia.

Acesse aqui o link do curso e veja como se inscrever.

Explorando Pedagogicamente as Regras do Futsal – Um Estudo sobre a Quadra de Jogo

Quais são as regras do Futsal? Essa é a pergunta mais freqüente de muitos professores iniciantes na modalidade e às vezes, até mesmo, de professores experientes.
No entanto, buscar a simples explicação do que são as regras podem nos montar algumas armadilhas pedagógicas, pois podemos ficar presos às suas limitações impostas, e assim cairmos numa metodologia de ensino baseada nas regras e não no jogo, o que nos remete para o ensino única e exclusivamente do jogo de regras formais, mesmo num processo de iniciação.
Ora, mas não se faz necessário basearmos nas regras do jogo para podermos ensiná-lo? Claro que sim, porém, isso não pode limitar nossa ação pedagógica.
Então, trago um novo questionamento, que espero que venha a ser, a partir de agora, o questionamento a ser feito pelos professores de Futsal: como explorar as regras da modalidade dentro de minhas aulas?
Inicio, com este artigo que pretendo ser uma série de textos para discutir as regras e suas possibilidades para uma perspectiva pedagógica, iniciando a discussão sobre a quadra de futsal.

RESPOSTA: Teste seus conhecimentos na Regra de Futsal 2011 ( Tiro Lateral)

Estamos divulgando o resultado da enquete INTERAÇÃO : Teste seus conhecimentos na Regra de Futsal 2011 ( Tiro Lateral), Mas podem continuar votando e qualquer esclarecimento deixe seu comentário !!

Até a presente data : 02/07/2011


INTERAÇÃO : Teste seus conhecimentos na Regra de Futsal 2011 ( Tiro Lateral)


Olá caros Leitores !!!

Como as novas alterações da regra já estão em vigor, e por desconhecimento de muitos, gerando algumas duvidas, principalmente no que tange ao Goleiro Linha, decidimos com o intuito de divulgar e esclarecer, as varias situações  que podem ocorrer em uma partida de futsal. Propomos então um teste para verificarmos como estão no que diz respeito as Alterações das Regras 2011, haja vista que não apenas a comissão de arbitragem deve ter conhecimento sobre ela, e sim todos os envolvidos na prática do esporte.

 Vamos começar com a REGRA 15 - Tiro Lateral











Plano de Aula para Ensino do Futsal – Jogar com, como e contra o Pivô

Venho, descrever alguns planos de aula. Planos de aula, como o nome diz são apenas “planos” ou seja, uma estratégia montada de forma a preocupar-se com a sistematização de ensino que, assim como uma proposta currícular, deve ser maleável de acordo com o andamento da aula/treino, podendo sofrer, ou não, variações e alterações.

A proposta que descrevo aqui terá como base alguns princípios importantes no que tange aos aspectos metodológicos (ênfase no jogo como forma de ensinar) e didáticos (orientando para a descoberta guiada, contruída em conjunto com o professor, orientada para um determinado conteúdo).
Plano de Aula

Jogo de Quina - Movimentação do Corinthians 2010





Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Tipos de Fixação – A Fixação e suas Consequências Coletivas

A algum tempo fiz um curso com o Prof. Perdigão ( Técnico do Minas Tênis Clube) e lá ouvi o termo "fixação" no futsal, era uma palavra desconhecida para mim e me trouxe uma inquietação, pesquisando descobri que é um termo mais utilizado aos praticantes de Handebol, mas seu conceito se encaixa perfeitamente ao futsal. Esse artigo de hoje tem como objetivo tentar esclarecer o que vem a ser a Fixação.
O conceito de fixação é cabível não apenas aos jogos orientados pela defesa e ataque em zona, mas também em jogos com defesas mistas, por aproximação ou defesa individual.
Fixar nada mais é do que através de movimentações do jogador com bola, este chamar a atenção de seus marcadores, fixado-os às suas movimentações.
Ou seja, quando eu realizo uma fixação, na realidade estou fixando meu oponente (ou meus oponentes) a mim, de forma que ele se preocupe tanto comigo que minha equipe tenha benefícios táticos.
Dessa forma, como tudo no jogo de Futsal, uma ação individual do jogador com bola, poderá gerar ganhos coletivos para sua equipe.
Falaremos hoje sobre o conceito de fixação ímpar.

A equipe FCVNV indica !!!!

Olá pessoal, gostaria de apresentar um dos melhores e mais interessantes blogs relacionado ao futsal. 
Neste blog assisti um vídeo que vai esclarecer muita duvida do pessoal em relação a nova regra, especialmente do goleiro linha !!!



http://kbcafutsal.blogspot.com/

Qualquer duvida acesse o site do Professor http://kbcafutsal.blogspot.com/


Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Jogos Pedagógicos: Exercicio de Retorno Defensivo e Transição




Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Resposta da Enquete !!!

Olá pessoal !!!

 Estamos aqui para encerrar a enquete "Qual foi o erro da Defesa nessa Jogada", mas antes gostaríamos de fazer algumas considerações.

  • Quando resolvemos recortar parte do vídeo para analisarmos o "erro da defesa", nossa intenção foi verificar as diversas forma de analisar um lance e levar os leitores à praticar a analise tática de uma partida de Futsal, requisito necessário não apenas para técnicos e comissão técnica, mas sim para todos os envolvidos em uma partida, desde narradores e comentarista até espectadores.
  • Digo isso porque se pegarmos o vídeo completo, veremos que antes do gol a equipe adversária já tinha cobrado um escanteio e a defesa se comportou da mesma forma, induzindo o passe no mesmo lado.
Conclusão: 

O que para nós pode ser um erro, para a equipe não passa de uma estratégia, Por isso não queremos aqui  julgar a tomada de decisão do técnico ou dos jogadores e sim desafiar nossos leitores, pois somente por uma analise mais detalhada da partida ou a coleta de informações previamente do adversário nos dá parâmetros, para criar algumas estratégias e depois julga-lá se está certa ou errada.



Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Interação: QUAL FOI O ERRO DA DEFESA NESSA JOGADA ?

Caros colegas, procurando uma maior interação com vocês leitores, estou postando uma jogada de escanteio, onde uma defesa de 5x4 que estava em perfeita sincronia, acabou tomando um gol.

Agora pergunto a vocês !!! QUAL FOI O ERRO DA DEFESA NESSA JOGADA ? ( Lembre-se, a jogada na qual me refiro é no gol de escanteio).

Deixem seus comentários para sabermos qual a leitura de jogo de vocês nesse lance.

Abraços ....







Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Jogando para Aprender o Retorno Defensivo – Jogos para a Iniciação

Caros colegas, venho por meio deste artigo, descrever algumas etapas possíveis de serem construídas para a aplicação do conceito de retorno defensivo dentro de um modelo de jogo (ou seja, como uma cultura de equipe, que não depende de acertos táticos ou estratégicos, mas que está incorporada dentro das construções coletivas da equipe).

Ressalto a questão do modelo de jogo e da aprendizagem como algo cultural dentro da equipe, pois dentro do que venho lendo e estudando sobre a aplicação da inteligência tática dentro do ambiente de jogo, falar como a equipe deve fazer o retorno defensivo não basta, se esses conceitos não forem sistematizados dentro de um processo de ensino aprendizagem.

A fala na preleção: “quando perdermos a bola você marca essa, você abafa o goleiro e você volta para a defesa”, por exemplo, não basta para uma boa aplicação prática.

Logo, construir um modelo de jogo é necessário para que algumas referências de jogo estejam intrínsecas ao jogar coletivo.

Dessa forma, esse artigo será bastante ilustrativo, buscando descrever pedagogicamente uma sequência de jogos muito úteis para a construção do “jogar coletivo” dentro de um modelo de jogo da equipe, tendo como ênfase o retorno defensivo.


Intensidade de sessões de treinamento e jogos oficiais

Estudo relacionado a intensidade de jogos, treino em espaço reduzido e o tradicional coletivo, simulando o jogo. Os gráficos abaixo evidenciam, segundo a conclusão dos autores que fisiologicamente o jogo coletivo não proporciona ao atleta o mesmo tipo de esforço que irá acarretar o jogo oficial. Sendo que o treino em espaço reduzido gera uma adaptação fisiológica muito próxima a representada pelo jogo oficial.



Ferramentas de informação

O site “Futsal como voce nunca viu...” possui outras ferramentas de informação, que todos os usuários do site podem acessar. Abaixo, segue a lista:

  1.          Youtube – Vídeos sobre atividades e jogos pedagógicos com base nos pressupostos do site “Futsal como voce nunca viu...”.
  2.  Twitter – informações sobre o Futsal selecionadas pelos colaboradores do site “Futsal como você nunca viu ...”
  3.      Formspring.me – faça perguntas diretamente aos colaboradores do site“Futsal como você nunca viu ...”
  4.         Facebook - informações sobre o futsal selecionadas pelos colaboradores do site “Futsal como você nunca viu ...”

Exercício de sincronização da defesa no 5 x 4

Olá, caros leitores !!!
Depois de postar um vídeo de uma atuação perfeita de uma defesa em 5x4, nada mais justo que compartilhar um exercício que possa contribuir para que sua defesa atue com aquele sincronismo !!!




Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.


Posts Relacionados: 



Sincronização da marcação no Goleiro Linha

Sincronização da marcação no Goleiro Linha

Olá pessoal, vejam a perfeição na sincronia de movimento da defesa na marcação do 5x 4 !!!



Gostou? Colabore com 1 click: Vá até o rodapé e divulgue via Twitter, Facebook, Orkut ou Email.

Educação: Divulgue essa Ideia !!!

Caros leitores! O post de hoje não está relacionado ao Futsal. É um manifesto em prol dos blogs  deste país. Se você acredita que a educação faz a diferença, continue lendo.

Um dos maiores desafios de um blog educativo ou pedagógico é com certeza a divulgação. Em termos percentuais, são pouquíssimas as pessoas que costumam divulgar conteúdo educativo. Só para dar uma ideia o post mais “famoso” do FCVNV: "As brincadeiras e os jogos no processo ensino–aprendizagem do futsal", que tem 103 vizualizações e nenhuma recomendação em Facebook ou Twitter.

Na minha opinião é tudo uma questão de entender a importância da indicação na internet. O que nem todo mundo sabe é que um link para um blog ou site é como se fosse um voto para o site indicado, esse voto faz com que o site melhore nas buscas no Google, Bing, Yahoo e etc. Criando assim um ciclo virtuoso.
O mesmo princípio vale para as mídias sociais. Não tem nada melhor para um site do que ter um retweet, um link compartilhado no Orkut ou uma recomendação no facebook. Isso faz a ideia se espalhar e aumenta a comunidade em torno do site. Pense nisso, depois de ler um post de um blog educativo, se gostou do que leu, divulgue! Isso incentiva o autor a produzir mais conteúdo de qualidade.